Fone/Whats
(85) 98803-7089
A questão número um antes de contratar um PI é descobrir se eles estão licenciados (desde que trabalhem em um estado ou país que exija uma licença).
Se eles precisarem de uma licença, peça para ver e anotar o número. Geralmente, você pode verificar os detalhes da licença do investigador em um banco de dados on-line fornecido pelo Estado ou país em que a licença foi solicitada.
Esta é uma ótima pergunta para perguntar a um investigador particular, como você vai querer saber – se as coisas vão mal – eles têm algum tipo de seguro de responsabilidade civil. Peça para ver sua apólice de seguro e quanto eles são segurados para.
Esta pergunta pode lhe dar uma idéia da experiência do investigador particular.
Depois de saber há quanto tempo eles trabalham como investigador particular, pergunte-lhes sobre seu histórico e experiência, especialmente com o tipo e a situação do seu caso.
Que serviço podem oferecer a você? Eles já lidaram com investigações semelhantes? Eles se especializam em casos como o seu? O que eles planejam fazer?
Se você ainda não sabe, pergunte onde está localizado o escritório do investigador para que você possa ir até lá se precisar. Lembre-se de que, se o investigador for uma empresa de um homem só, provavelmente trabalhará em casa e não desejará oferecer essas informações pessoais para se proteger, ou a sua família. Portanto, não desanime com isso.
Se o investigador particular que você entrevista só funciona de 9 a 5, continue procurando. A natureza do trabalho é tal que requer a flexibilidade de trabalhar todas as horas. Cônjuges ou criminosos trapaceiros não apenas realizam suas faltas de 9 a 5.
A maioria dos investigadores particulares pertence a associações de investigadores profissionais de um tipo ou de outro. Essas associações – para se tornar um membro – exigem alguma prova de licença, treinamento e experiência do investigador.
Geralmente, você pode verificar on-line com a associação à qual o investigador diz que pertence;eles geralmente têm um diretório de membros.
Peça a um investigador particular referências de pelo menos duas pessoas ou empresas para as quais eles prestaram serviços. Pode ser um advogado, empresário ou outro investigador particular que os contratou.
Esta questão é evidente. A maioria dos investigadores privados garante a confidencialidade dos casos, mas talvez uma boa pergunta a ser feita é como eles podem garantir isso. Lembre-se de que pode haver situações especiais em que o investigador esteja obrigado por lei a revelar detalhes do seu caso, como um juiz ou uma instrução do tribunal. Então, nada é 100% garantido.
Isso também se resume a confidencialidade. Quando você contrata um investigador particular, eles estão agindo sob sua instrução e, se você não quer que a pessoa saiba que está sob investigação, o investigador particular que você contratou tentará mantê-la o mais discreta possível.
Dependendo do que você contratar, o investigador determinará se a pessoa que está sendo investigada precisa ser notificada ou não. Se você estiver recebendo uma verificação de antecedentes de um investigador particular em um funcionário, o funcionário precisará ser notificado.
Se você preferir um investigador particular masculino ou feminino, pergunte. Apenas grandes empresas privadas de investigação empregarão investigadores masculinos e femininos onde você possa escolher, caso contrário, você precisará procurar especificamente por um único pesquisador do tipo de sexo que você precisa.
Esta questão só precisará ser perguntada se você contratar uma firma de investigação privada com mais de um investigador. Você vai querer saber e ter certeza de que terá um bom investigador designado para o seu caso.
Se você tiver um advogado solicitando a contratação de um investigador particular, primeiro pergunte se ele pode recomendar um. Caso contrário, quando você começar a procurar contratar um investigador particular, pergunte se eles trabalharão com seu advogado. Eles devem concordar, mas se não, continue procurando. Você também pode pedir ao seu advogado para ajudá-lo ao contratar um detetive particular.
Isso é importante principalmente se você mora ou trabalha próximo à pessoa sob investigação e não quer alertá-los para a investigação.
Pergunte ao investigador particular como eles vão mantê-lo atualizado sobre o progresso. Pode ser um relatório de e-mail diário, telefonema ou um relatório semanal, se o caso for grande e complexo. Decida como e de que forma você deseja manter-se atualizado e pergunte ao investigador, eles podem fornecer isso.
A maioria dos investigadores privados fornecerá um relatório detalhado por escrito, particularmente um relatório de caso final. Pergunte a eles quais relatórios de casos você receberá e em que formato, especialmente o relatório final. Também pergunte sobre evidências fotográficas (se aplicável) para acompanhar o relatório. Você precisará de tudo isso, especialmente se envolver um advogado ou pretender agir judicialmente.
Esta pergunta tem que ser feita, se houver alguma coisa, para se proteger. A maioria dos investigadores é decente, mas há algumas maçãs podres como em qualquer profissão. Veja qual é a resposta deles.
Investigadores privados geralmente esperam e são experientes em audiências como testemunhas profissionais. Mas peça ao investigador para ter certeza. Se eles não estão dispostos e você planeja levar o seu caso ao tribunal, então encontre outro investigador.
Pergunte ao investigador quais são seus Procedimentos Operacionais Padrão se forem pegos investigando a pessoa sob investigação. Eles têm uma história de apoio? Eles cessam a vigilância?Qual é o plano de backup deles? Como eles protegem seu anonimato?
Peça uma cópia e se você pode emendá-la se não estiver satisfeito com certas condições. A maioria dos contratos de investigador privado terá certas condições que permanecem fixas com as quais você terá que concordar. Mas também deve haver uma seção no contrato que seja personalizada para você e seu caso, já que não há dois casos exatamente iguais.
Você só assinará um formulário de contrato quando os custos e os termos tiverem sido liquidados e entrados no contato.
Esta é outra grande questão para perguntar a um investigador particular que você deseja contratar.Obtenha uma ideia clara dos preços, custos e despesas envolvidos e certifique-se de perguntar ao investigador que isso está claramente definido em seu contrato ou contrato antes de contratá-los.Também pergunte se eles exigem um retentor (dinheiro na frente), a maioria dos investigadores.
Uma coisa que deve ser destacada aqui, que é o mais importante, e que pode te atormentar um pouco, é que um investigador particular não pode garantir o resultado que você exige ou deseja.
O que isso significa?
Um investigador particular é contratado para descobrir a verdade de algo, independentemente do que você pensa, sente ou espera. Se você suspeitar que seu parceiro está trapaceando, mas na verdade eles não estão, então essa é a verdade. Se você contratar um investigador particular para descobrir quem na sua empresa está roubando, mas na verdade ninguém está, são erros na contabilidade, bem, essa é a verdade.
O que você quer ou espera como resultado em sua investigação nem sempre é o que você vai obter ou ler em seus relatórios. Um investigador particular não pode garantir os resultados desejados. O investigador só pode garantir que eles façam um trabalho completo; o resultado, isso é outra história.